Desde de o aparecimento dos primeiros equipamentos de voo livre no fim dos anos 70 e com a evolução dos dispositivos eletrônicos tornando-os mais compactos e acessíveis o variômetro com altímetro já comum em outras aeronaves como um instrumento de bordo essencial para medir medir altitude e velocidade vertical vem conquistando usuários também nesse esporte. Sua importância em uma aeronave sem motor,  planadores, asas deltas e parapentes é até uma questão de segurança, saber a altura média em ralação ao chão, com uma maior precisão se esta subindo ou descendo e em qual velocidade pode salvar o piloto de riscos como ficar baixo em um vale sem área de pouso, um trecho de mata fechada ou uma região alagada e a habilidade humada nesse sentido não se compara à tecnologia.

Na modalidade “cross-coutry” onde o desafio é percorrer grandes distâncias os pilotos profissionais levam isso muito a sério; Saber a taxa de descida e subida permite que se lessem lancem a uma grande travessia maior confiança,  No voo livre não existe  segunda chance, ficou baixo pode não conseguir mais subir, nem sempre uma térmica salvadora vai estar ali te esperando,  aproximou tem que pousar.

Os modernos equipamentos de gps que conectados a uma série de satélites nos fornecem a posição geográfica e através de cálculos a altitude e deslocamento vertical em voo esses porém sem muita precisão e velocidade de atualização.

Já os variômetros usam sensores barométricos extremamente precisos que medem a pressão atmosférica constantemente fornecendo ao piloto uma informação mais precisa da pressão do ar em forma de altitude e variação de altura, razão vertical.

Fabricantes desses equipamentos normalmente também pilotos vendo a necessidade indispensável dos dois eletrônicos nessas modalidades desenvolveram vários com gps resultando em vantagens que dispensam comentários.

Temos agora uma grande oferta de produtos desde simples áudio váriômetros (imagem abaixo) sem altímetro, que indicam apenas subida e descida por sons a outros com displays “altímetro-vário” que além dos sons mostram em um gráfico a taxa de subida/descida,  integrados com gps, acessórios pra medir velocidade do vento e até com transmissão em tempo real do voo para a rede, tudo em um só equipamento compacto como o flymaster live.

Automa3d.com Tipos de variômetros

O melhor dos mundos porém caros diga-se de passagem.

Com a evolução dos smartphones, hoje em dia todo mundo tem um desses até minha vó, gps sensores e aplicativos de todo tipos e para tudo que se possa imaginar uma ótima opção são os apps de voo que fornecem diversas informações na tela, opção barata que vem conquistando muitos simpatizantes .

Sem querer fazer marketing, entre vários modelos muitos bons se destaca o Samsung Galaxy S4 (já ultrapassado) e o mais atual Galaxy Note, que dispões além do gps,  bussola, um sensor de pressão de boa qualidade.

Isso permite ao dono de um desses modelos baixar gratuitamente e a livre escolha o xcsoar ou LK8000 (existem outros, esse são os  mais populares) desenvolvidos para android e outras plataformas (possibilitando inclusive a instalação em gps de carro);  E ter além das informações durante o voo o registro em arquivo de todo voo.

Automa3d.com xcsoar

Bem parece ótimo más é bom,  sem generalizar geralmente o que não é dedicado uma função específica acaba não sendo o melhor em nenhuma,  em um esporte praticado ao ar livre e normalmente sob sol o reflexo das telas de celular acaba ofuscando a visão e não permite visualizar com clareza as informações na tela.

Se você já não passou por isso imagine-se tentando centralizar uma térmica com ajuda do app e o brilho do sol incidindo direto na tela, péssimo!

O Papel digital dos leitores de livros eletrônicos soluciona esse problema.

Os leitores digitais são tablets com telas grandes conhecidas como “papel digital” sem brilho que não exigem tanto esforço da visão como as telas brilhantes, permitindo horas de leitura mesmo sob sol. A tela normalmente em tons de cinza pode não agradar aqueles acostumados ao colorido do celular ou gps veicular,  A autonomia também não foi esquecida são equipados com baterias que duram dias ou semanas em stand-by e não vão cortar a gravação do seu voo pela metade.

Mas sendo livros digitais para que sensores?  pensaram eles….

Infelizmente não são muito equipados, mas desenvolvedores anônimos perderam noites de sono para unir todas essas vantagens juntando tudo de bom em um s produtos.

Tem surgido no mercado variômetros que podem ser adaptados nesses leitores,  oque os torna uma alternativa muito boa e barata de equipamento de bordo. Temos algumas opções entre  nacionais e importadas, os daqui mais caros como sempre.

São pequenas placas com básico gps e sensor de pressão (dependendo do modelo), alguns de “código aberto” até o próprio fabricante encoraja à pesquisa os designers amadores.  Com maior acesso ao conhecimento de eletrônica é possível comprar esses sensores na rede e se lançar ao desafio.

Acabei escolhendo um importado.

A blueflyvario da Austrália fabrica alguns modelos um deles feito especialmente para adaptar no leitor kobo.

Gps e barômetro preparado para conectar à porta de comunicação do leitor (indicam o Kobo) e “conversar” direto como app.

O serviço não é complicado, o kobo tem terminais da serial facilmente acessados retirando se a capa traseira mas requer alguma habilidade técnica e com ferro de solta a quem se propor.

BlueVario para instalar no kobo

Não é intensão aqui abranger a instalação isso fica para um outro post.

Depois de ler tudo no site com mais atenção aos termos de compra, pacientemente esperei quase 60 dias até a chegada da encomenda.

Fiquei surpreso com o tamanho reduzido da placa oque é tecnicamente bom mas também faz lembrar do preço.

BlueVario medidas da placa

$91 (dólares)  + impostos (cuidado!), do IOF ninguém escapa é cobrado na fatura mas um envelope com uma plaquinha tão pequena parece não chamar a atenção dos fiscais da receita, o imposto de importação de %60 seria prejuízo.

São 3 opções de envio, Free, Padrão $29 e Expresso $55

Obviamente “free” é um serviço de correio econômico.  Por carta sem número de rastreamento. Vale aquela regra:  Barato mas não bom, Bom mas não barato.

Deixam claro que o envio grátis é geralmente confiável mas compartilham o risco igualmente com o comprador.   Oque pode ser entendido como “Perdeu se vira”.

O meu nessa modalidade chegou más cabe a cada um avaliar o risco pela economia, talvez seja melhor pagar %30 mais caro e ter um número para rastreio para acompanhar o andamento pelo menos poder reclamar em caso de perda ou extravio.

Leitor kobo com bluevario instalado

Na imagem acima, o blueflyvario instalado na parte superior do kobo, alguns acham melhor  na parte de baixo onde tem uma área maior na carcaça do leitor.

Pode-se também fazer um “case” (já vi feitos em impressoras 3D), ou outra forma de proteção para a placa e para dar uma melhor aparência.

A quem se animou e percebeu vantagens em usar um integrado kobo+vario…

Boa sorte!