Com o aumento do uso das placas de expansão cnc para arduino a demanda por motores de passo tem aumentado. Eu encontrei um motor passo 8 fios em bom estado mais barato em uma loja de usados, esse tipo de motor além de ter grande precisão tem mais torque.
Entenda como funciona o motor de passo
As placas cnc shield compatíveis com arduino usam drivers com entrada para motores de 4 fios, são apenas 4 pinos no conector.
Entre bipolares e unipolares temos motores de 3 a 8 fios ou mais e conhecendo um pouco a arquitetura interna dos motores de passo sei que é possível conectar nos drivers com conector de 4 pinos, motores com mais de 4 fios.
Motor de passo 8 fios
Sem querer estender muito o assunto vou me dedicar aqui ao motor bipolar (bobinas não unidas), de 8 fios, o modelo que estou usando é um motor nema 23, o 23lm-k255-03, se você tem um desse ou outro bipolar de 8 fios e também não sabe oque fazer, esse artigo pode ajudar.
Na imagem abaixo vemos os diagramas internos de um motor bipolar de 4 fios e de 8 fios.
Note uma grande semelhança entre os dois mas o de 8 fios à direita parece ter maior precisão e sabemos que em um motor de passo para cada acionamento de bobina o induzido se move para uma nova posição, logo quanto maior o numero de bobinas menores os passos do motor oferecendo uma maior precisão à máquina.
Mas, como ligar um motor de passo 8 fios em um drive para para motor 4 fios?
O que se faz para transformar um motor de passo de 8 fios em 4 fios, é unir bobinas de forma que 2 virem apenas 1, nesse caso ligando fios intermediários e usando os que sobram, veja abaixo.
Parece muito simples e é, mas na prática com tantos fios e cores o desafio é descobrir os terminais de cada bobina ai no seu motor para saber quais unir e quais usar.
Identificando as fases do motor, teste de impedância com um multímetro.
Um método fácil é medir a impedância entre as bobinas, entre um enrolamento e outro existe uma certa impedância em ohms e esse valor dobra quando medimos entre em 2 bobinas.
Em um motor unipolar (bobinas unidas) com 5 fios por exemplo é fácil, usa se os fios que mostrarem o dobro de impedância e deixamos de lado o que sobrou.
Esse fio que ficou sem uso é comum entre 2 bobinas e é imprescindível que se corte essa ligação, normalmente em uma placa dentro do motor, é necessário abrir o motor e cortar a trilha (sim é gambiarra).
No nosso caso com motor bipolar de 8 fios não existe essa ligação interna portanto não é necessário abri-lo, mas por outro lado, o teste de impedância não vai ajudar, pois primeiro temos que unir as bobinas para depois testar, o que nos resta é procurar o datasheet do fabricante e caso não encontre. ir na tentativa e erro mesmo.
Foi oque eu fiz, usei o teste de continuidade do multímetro para descobrir os pares de fios que representavam cada bobina (fases) e com ajuda do diagrama e unindo bobinas cheguei a um resultado.
A imagem abaixo e principalmente o detalhe nas cores dos fios do motor com 2 pares de fios unidos e 2 pares que vão para o drive ilustram melhor a solução.
Leave a Reply